Como elaborar um plano orçamentário eficiente para o seu negócio

Como elaborar um plano orçamentário eficiente para o seu negócio
22 de setembro de 2021

A Gestão Empresarial, como um todo, possui uma série de temas desafiadores. Na gestão de um empreendimento é necessário prestar atenção ao mercado, nas movimentações sociais, nas respostas do Marketing, entre outros pontos específicos.

 

Um dos pilares que sustenta uma boa gestão empresarial é o plano orçamentário. Para chegar a um resultado realmente interessante, é necessário seguir alguns passos específicos. Nós aqui da Diferencial hoje trazemos esses passos para que você consiga aplicá-los à sua realidade. Confira:

 

O QUE SERIA O PLANO ORÇAMENTÁRIO?

 

Antes de conversar sobre elaborar plano orçamentário, precisamos saber o que é o plano orçamentário em si, certo? Bem, essa elaboração procura resumir de forma inteligível as informações acerca das entradas e saídas financeiras planejadas, assim como possíveis investimentos futuros, mudanças de cenário, empréstimos e assim por diante.

 

O Plano Orçamentário não é apenas um documento para criação de estratégias, mas muito mais que isso. Ele procura ajudar no planejamento de ganhos, na observância de despesas, na aplicação estratégica de investimentos e na organização interna da empresa.

 

Num geral, é indispensável prestar atenção aos 4 pilares do orçamento empresarial:

 

  • Custos: Que são os gastos relacionados à produção e às vendas;
  • Despesas: Gastos de manutenção da empresa;
  • Receitas: Que é o dinheiro que se estima receber num dado período de análise do plano orçamentário;
  • Investimentos: Por fim, os investimentos, que são valores pagos ou que se pretende pagar com a finalidade de melhorar a infraestrutura.

 

QUAIS AS MELHORES PRÁTICAS PARA ELABORAR PLANO ORÇAMENTÁRIO?

 

  1. Não poupe reuniões: Para chegar a conclusões precisas e dados claros, é importante debater todas as informações ao máximo, por isso, uma das principais práticas que devem estar na receita do plano orçamentário, é o uso de reuniões;

 

  1. Tenha uma data limite: Estabeleça sempre uma data limite para a elaboração do plano orçamentário. Sempre ao fim de cada semestre ou até o quinto dia útil de cada trimestre. Você deverá adaptar essa responsabilidade à rotina de sua empresa a fim de garantir que a operação estará sempre acontecendo com dados atuais sobre o plano orçamentário;

 

  1. Faça a análise dados: É importante analisar dados a respeito da empresa e do funcionamento da mesma, debater o que está friamente disposto em números e procurar tirar o melhor proveito possível das informações encontradas nessas análises;

 

  1. Defina métricas e monitore dados: Por fim, tendo em vista que o Plano Orçamentário não é estático e deve ser revisto a cada ciclo, lembre de inserir no próprio planejamento a definição de métricas (KPIs) e também coordenar o monitoramento de tais métricas.

 

Para a realidade de sua empresa pode ser importante utilizar-se de outras práticas. O importante é analisar seu cenário e procurar evitar gargalos de funcionamento.

 

Invista sempre em ter um diferencial em sua empresa

 

A Diferencial Soluções Empresariais entende os detalhes do mercado. Sabemos que estamos num contexto cada vez mais competitivo. Desta feita, precisão e especialidade são características indispensáveis para todas as iniciativas.

Converse um pouco com nossos especialistas aqui da Diferencial e entenda melhor como podemos te ajudar a alcançar o status ideal para a sua empresa.