3 Dicas de gestão financeira para escritórios de arquitetura

3 Dicas de gestão financeira para escritórios de arquitetura
21 de junho de 2021

Quer você seja um arquiteto ou arquiteta que trabalha no cenário da autonomia, ou mesmo se você possui um escritório de arquitetura com diversos profissionais – existem algumas dicas de gestão financeira que você deve ter em mente.

 

Nós aqui da Diferencial Contabilidade temos alguns direcionamentos que poderão lhe ajudar a lidar melhor com as finanças de seu empreendimento, garantindo um futuro mais próspero para sua marca. Confira o que preparamos hoje para você e garanta que está a par de tudo o que precisa saber a respeito da gestão financeira em escritórios de arquitetura.

 

Qualquer dúvida que lhe reste ao fim da leitura, não deixe de conversar conosco aqui da Diferencial Contábil.

 

Dicas essenciais para a gestão financeira de escritórios de arquitetura

 

A gestão financeira de seu empreendimento está completamente ligada à própria estratégia do mesmo. Portanto, bastante atenção nessas 3 dicas que temos a lhe passar:

 

Separe as contas

O primeiro ponto que precisamos comentar é a separação das contas. Os valores correspondentes às contas do escritório, assim como às obrigações fiscais do empreendimento jamais podem sobrepor ou se confundir com os valores de titularidade particular. Esse tipo de confusão pode causar um grande problema para resolver diante do Fisco. Essa dica é mais voltada para os profissionais autônomos, uma vez que esses podem acabar cometendo deslizes e pagando contas de titularidade particular na conta da empresa, por exemplo.

 

Estude bem a precificação

Precificação é algo bem debatido no recorte de arquitetura, certo? Como cobrar? Por hora? Por empreitada? Por metro quadrado? É um cenário complexo, e cada profissional tem total liberdade de decidir como será a precificação.

 

Entretanto, por motivos financeiros e contábeis, é extremamente importante que se realize a precificação de uma forma coerente com a forma que os tributos são aplicados. Isso diz muito respeito ao momento do pagamento, o tipo de serviço oferecido e assim por diante. Qualquer confusão aqui poderá fazer com que a tributação seja realizada em erro, causando problemas ao seu negócio.

 

Saiba tudo a respeito de seus impostos

Por fim, é importante estar de olho em todos os pormenores fiscais. A parte chata disso é que: o Brasil tem uma carga tributária bem densa, o que faz da compreensão dos tributos algo um pouco confuso para pessoas ainda não habituadas a lidar com impostos.

 

Para iluminar seu caminho, nós aqui da Diferencial Contabilidade podemos te ajudar. Essa seria uma quarta dica – se quiser mais praticidade, conte com especialistas que entendem profundamente do assunto, como os profissionais aqui da Diferencial.

 

A Diferencial Contabilidade ao seu lado

A Diferencial oferece soluções empresariais dos mais variados tipos. Nós estamos aqui para ajudar o seu escritório de arquitetura da melhor forma possível, quer seja com consultoria ou assessoria. Somos 30 profissionais das mais diferentes áreas administrativas, prontos para oferecer o serviço ideal para o seu empreendimento.

 

Tem alguma dúvida? Converse conosco e entenda melhor como podemos guiar seu escritório para um futuro melhor.