Você sabe onde está indo o dinheiro do seu negócio

Você sabe onde está indo o dinheiro do seu negócio
13 de outubro de 2021

Você sabe para onde está indo o dinheiro do seu negócio? Você vende, presta serviços, sua empresa fatura, mas no final do mês, você não consegue encontrar os lucros do seu negócio?

 

Saiba que você não está sozinho, existem milhares de empresas e empresários passando pela mesma situação, neste momento.

 

Por sinal, os problemas de gestão financeira estão entre as principais causas para o encerramento de atividades no Brasil.

 

Chama atenção os números do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que apontam que 6 em cada 10 empresas, encerram as suas atividades nos primeiros 5 anos de vida.

 

Dentre as principais causas para uma estatística alarmante como essa, estão:

 

  • Não elaboração de um plano de negócios;
  • Problemas de gestão financeira;
  • Falta de controles internos.

 

Não permita que a sua empresa faça parte deste tipo de estatística, você precisa descobrir para onde está indo o dinheiro do seu negócio.

 

Continue conosco e confira as dicas que preparamos para ajudar você a reverter esse cenário e acompanhar de perto as finanças e os resultados da sua empresa.

1.Separe as finanças pessoais das empresariais

Muitos empresários ainda misturam as finanças da empresa com suas finanças pessoais, sendo esse, sem dúvidas, um dos principais erros relacionados à gestão dos negócios.

 

Para que seja possível descobrir para onde está indo o dinheiro do seu negócio, a primeira coisa que você precisa fazer é separar a pessoa jurídica da pessoa física.

 

Determine um pró-labore e faça apenas uma retirada mensal para custeio das suas despesas pessoais.

 

Movimente o valor em uma conta pessoal e completamente desvinculada da sua empresa.

 

2.Controle o fluxo de caixa da empresa

Além de separar as suas finanças pessoais e as finanças da empresa, você deve implementar controles rigorosos de fluxo de caixa no seu negócio.

 

Toda e qualquer entrada e saída de recursos deve ser registrada e categorizada em um sistema de gestão financeira ou mesmo em uma planilha destinada para este fim.

 

Você precisa registrar e conhecer de perto todas as receitas e despesas da sua empresa, pois somente desta forma será possível identificar para onde está indo o dinheiro do seu negócio.

3.Defina metas, acompanhe indicadores e relatórios

Por fim, não poderíamos deixar de destacar a importância dos relatórios e indicadores para a gestão financeira empresarial.

 

Além de manter registro e controle sobre todas as entradas e saídas de recursos do caixa e das contas bancárias da empresa, você deve acompanhar de perto relatórios e indicadores.

 

Dentre os relatórios mais importantes para gestão financeira empresarial, podemos destacar:

 

  • Demonstração de Resultado de Exercício – DRE;
  • Relatório de Fluxo de Caixa;
  • Relatório de Vendas;
  • Relatório de Contas a Pagar;
  • Relatório de Contas a Receber.

 

Com base nesses relatórios, defina metas para o seu negócio e estabeleça alvos no curto, médio e longo prazo.

 

Ao implementar boas práticas de gestão empresarial, você conseguirá medir e entender de perto para onde está indo o dinheiro do seu negócio.

 

Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog!