Veja e conheça os tipos de Planejamento Tributário

Veja e conheça os tipos de Planejamento Tributário
15 de abril de 2021

Muito falamos aqui em nosso blog a respeito da importância de um bom planejamento tributário. Ao mesmo passo que, sempre comentamos a respeito da existência de mais de um tipo de planejamento tributário, e sobre a necessidade de fazer a organização financeira do empreendimento de forma tal a combinar com as necessidades do negócio, certo?

 

Pois bem, hoje vamos esclarecer aqui uma dúvida que tem sido muito nos feita aqui no nosso blog da Diferencial Soluções Empresariais: quais são os tipos existentes de Planejamento Tributário?

 

Entenda mais a respeito dos 3 tipos de planejamento tributário

 

São três (e talvez até quatro), tipos de planejamento tributário. Teríamos o operacional, estratégico e tático enquanto tipos principais. O quarto seria o corretivo, mas este não necessariamente é visto enquanto um plano tributário em si, uma vez que é apenas um passo estratégico, podendo ser incluído na modalidade mais abrangente.

 

Abordando melhor a tríade principal, teríamos por características de cada um:

 

Planejamento Tributário Estratégico: O planejamento tributário estratégico costuma ter relação direta com os objetivos de um empreendimento, quer seja a correção de um cenário financeiro, ou mesmo o avanço do empreendimento rumo a uma meta estipulada. Nesse cenário, se procura entender mais a respeito dos incentivos fiscais que podem auxiliar nesse processo, o estado atual da marca, possíveis mudanças para o domicílio tributário e assim por diante – tudo a fim de tornar a meta mais próxima de ser alcançada;

 

Planejamento Tributário Tático: Num segundo ponto, temos o planejamento tributário tático, que necessita não somente de informações acerca da empresa, quanto do universo que o cerca, além de informações executivas. Aqui pode ser levado em consideração uma mudança de modelo de tributação, além de especificidades acerca das movimentações financeiras que acontecerão num futuro de próximo, médio e longo prazos. Esse tipo de planejamento tributário é recomendável principalmente em momentos em que o empreendimento deseja adotar um perfil mais eficiente;

 

Planejamento Tributário Operacional: O planejamento tributário operacional diz respeito às ações. Essas que podem, por exemplo, ter sido estudadas no momento estratégico, deliberadas no momento tático e que entram em operação agora nesse terceiro momento. Aqui, deve-se levar em consideração a rotina de atividades e o acompanhamento da situação fiscal da empresa. O mesmo vale para a revisão e reajustes que venham a ser necessários no decorrer do projeto em tela.

 

Qual o planejamento tributário dos citados acima mais combina com seus objetivos atuais? Você já segue alguma espécie de planejamento tributário? Esse tipo de abordagem mais madura no lidar com os tributos é mais que essencial para a sobrevivência e real sucesso de uma empresa.

 

Conte com especialistas como os da Diferencial

 

Possuímos o nome de “Diferencial” exatamente pelo serviço que oferecemos – a oportunidade de sua marca possuir um diferencial financeiro diante das demais, contando com assessoria profissional e especializada, colocando-a num patamar especial.

 

Deseja contar com esse diferencial? Então converse com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba melhor como podemos te ajudar! Até breve.