Saiba como lidar com processos trabalhistas

Saiba como lidar com processos trabalhistas
25 de maio de 2021

Qual a melhor forma de lidar com processos trabalhistas? Evitando-os. Essa é a melhor dica de como lidar com as ações movidas pelos colaboradores perante a justiça em face a algum tipo de problema ou lesão em relações de trabalho. Tendo em vista a posição de maior poder, é responsabilidade do empregador estar em dia com todas suas obrigações.

 

Este, sem sombra de dúvidas, é o melhor caminho para minimizar erros com relação à temática dos direitos trabalhistas, mas caso algum deslize tenha sido cometido, é necessário remediar. Portanto, comentaremos abaixo como melhor lidar com demandas judiciais de cunho trabalhista.

 

Principais motivos que levam a processos trabalhistas

Empregados costumam procurar a justiça para reequilibrar a relação trabalhista firmada. Portanto, um dos principais pontos de atrito é a falta de diálogo ou mesmo a abertura para negociação direta entre empregador e funcionário.

 

Os principais atritos entre as partes que levam aos processos trabalhistas são:

 

Falta de reconhecimento de vínculo trabalhista;

 

Falta de pagamento de horas extraordinárias;

 

Recolhimento do FGTS;

 

Questões a respeito do intervalo intrajornada;

 

Casos de assédio moral;

 

Problemas com o pagamento, principalmente no que diz respeito a verbas atrasadas;

 

Acidentes de serviço que não receberam a correta atenção.

 

 

Em qualquer um dos cenários acima descritos, ou mesmo em muitos outros que são passíveis de ocorrer, caso o colaborador esteja dotado de todos os seus direitos de litigante, a empresa enfrentará alguns prejuízos.

 

Alguns desses que são bem drásticos para a saúde da marca. Podemos aqui destacar principalmente os custos financeiros, estes que virão na forma do pagamento de multas, gastos específicos com burocracia, além das custas com advogados para representação do empreendimento.

 

Além disso, a própria imagem da empresa pode ser prejudicada, caso o litígio ganhe a luz da mídia, podendo impactar de forma extremamente negativa em ações estratégicas.

 

A chave do sucesso é sempre lidar bem com os colaboradores

Procurar o diálogo com seus colaboradores, cumprir sempre a legislação, assim como promover a maior clareza possível na contratação – esses são pilares essenciais de uma boa relação trabalhista.

 

Caso os cuidados tenham sido tomados e ainda assim um processo trabalhista surgiu em seu horizonte, o primeiro passo é não entrar em pânico e entrar em contato imediatamente com um profissional que entende bem do assunto: um advogado trabalhista.

 

Este que poderá entender melhor a situação e indicará quais providências deverão ser tomadas.

 

Converse com os especialistas da Diferencial Soluções Empresariais

Não possuíamos o nome de “Diferencial”, se isso não nos representasse. Estamos no mercado com a finalidade de trazer diferenciais para seu empreendimento. Portanto, entre agora mesmo em contato com nossa equipe e entenda melhor como podemos melhor lhe direcionar e lhe ajudar no contexto que se encontra.

 

Em nosso blog você encontrará ainda uma série de outras informações acerca da gestão de empresas e como melhor lidar com desavenças que podem surgir no dia a dia de seu empreendimento.

 

Aguardamos sua visita aos nossos outros posts logo logo, assim como o seu contato em nossa central.