Quando usar o cartão de crédito corporativo?

Quando usar o cartão de crédito corporativo?
24 de junho de 2021

Uma dúvida muito comum para gestores é quanto ao uso do cartão corporativo. Acima de tudo, as diferenças entre o cartão corporativo e o cartão empresarial. Um simples uso errôneo aqui pode resultar em problemas com o fisco, esses que podem ser de resolução simples, mas ainda assim, evitável.

 

Antes de mais nada, definiremos logo o que é um cartão corporativo, como ele funciona e então, explicaremos em detalhes quando usar o cartão de crédito corporativo. Leia e entenda melhor a respeito.

 

O que é um cartão corporativo?

 

Um cartão corporativo é um cartão de crédito comum, tal qual outros no mercado, destinado às empresas. Se enxergarmos o cartão de crédito como uma linha de crédito, o cartão corporativo é a linha de crédito sempre aberta em nome do empreendimento.

 

A diferença aqui é que se faz possível dividir essa linha de crédito para diversos funcionários, permitindo que o capital flua por diferentes vias.

 

Qualquer empreendimento, de qualquer tamanho e faturamento mensal, pode adquirir um cartão corporativo, bastando apenas entrar em contato com um banco para entender as possibilidades.

 

Organizando o uso do crédito corporativo

 

Um cartão corporativo ajuda a descentralizar as compras e os pagamentos de serviços, entretanto, coloca nas mãos de diversos profissionais uma independência que nem sempre é usada com maestria. É importante deixar claro que o crédito corporativo poderá ser usado apenas em casos como:

 

Pagamento de encomendas feitas para a empresa;

 

Adimplemento de taxas e tributos;

 

Pagamento pela prestação de serviços prestados ao empreendimento;

 

Todo e qualquer pagamento que seja de titularidade da empresa.

 

Outros pormenores, como por exemplo a possibilidade de tomar empréstimo com o cartão corporativo, usar o cheque especial e assim por diante, irão depender única e exclusivamente do contrato celebrado com o banco.

 

Em linhas gerais, podemos afirmar que os gastos feitos com o cartão corporativo serão sempre aqueles que são relacionados às obrigações da corporação.

 

Quem pode usar cartões corporativos?

 

Costumeiramente, até por questões de governança, os cartões corporativos são destinados apenas aos profissionais que ocupam cargos executivos. Dentre eles, temos os gestores e os líderes em geral.

 

Entretanto, no fim das contas, a decisão de quem usa ou não os cartões corporativos vai de cada empresa. A única coisa que deve ser levada em consideração, tal qual comentamos, é que o uso precisa ser estritamente profissional, sendo totalmente proibidas compras pessoais em cartões de crédito corporativos.

 

Como melhor lidar com os gastos de cartão corporativo?

 

Para que o seu empreendimento conte sempre com certeza em todas as decisões, é extremamente importante ter ao seu lado uma equipe de especialistas capazes de auxiliar nas decisões financeiras. Ninguém melhor que isso que uma equipe de profissionais em contabilidade.

 

Nesse cerne, que tal conversar um pouco com nossa equipe aqui da Diferencial Contabilidade? Nossos especialistas poderão melhor lhe guiar em qualquer cenário que a gestão de seu empreendimento encontrar dúvidas.

 

Esperamos o seu contato desde já!