Quais são as principais dúvidas de uma agência de publicidade em relação à contabilidade?

Quais são as principais dúvidas de uma agência de publicidade em relação à contabilidade?
03 de maio de 2021

Se existe um recorte de mercado que sofre com imensas dúvidas acerca da contabilidade, esse é o recorte das Agências de Publicidade. Vastas em suas particularidades, um grande cuidado deve ser tomado desde o momento de escolha do regime de tributação.

 

É exatamente por conta das particularidades que existem, assim como das inúmeras dúvidas que assolam gestores de agências publicitárias, que é necessário prestar bastante atenção em todos os pormenores a respeito dos deveres contábeis dos publicitários. Confira o que produzimos logo abaixo:

 

Principais perguntas que publicitários e gestores de agências de publicidade têm:

 

Quais os deveres contábeis dos publicitários?

Tal qual em outros recortes de mercado, existem diversos deveres contábeis que recaem sobre os publicitários. Alguns deles consistem em obrigações principais, e outros em obrigações acessórias.

 

As primeiras são referentes ao pagamento de tributos, principalmente. As segundas costumam vir associadas às primeiras, exigindo o preenchimento de guias, declarações ou mesmo a emissão de alguns documentos.

 

Ambos os deveres são igualmente obrigatórios e essenciais.

 

Qual a importância de uma assessoria contábil para publicitários?

 

Um profissional de contabilidade é capaz de garantir que sua agência, ou mesmo que sua atuação enquanto autônomo, esteja protegida por trás do manto da legislação. O profissional em contabilidade ainda poderá melhor guiar a abordagem tributária para um funcionamento mais alinhado com as necessidades do negócio

 

Um contador é capaz de auxiliar com a gestão financeira de uma agência de publicidade?

 

Certamente. E não somente auxiliar como tornar a própria gestão do empreendimento mais eficiente, ao contribuir com os KPIs, que são os Indicadores Financeiros, capazes de transmitir em números alguns dados a respeito do desempenho do empreendimento.

 

Importantes que são, eles são capazes de demonstrar se os processos da agência estão cumprindo com as metas, se os serviços estão sendo lucrativos, ou mesmo se a marca tem chances de passar por crises.

 

Como fazer um planejamento tributário para agências de publicidade?

 

Uma pergunta difícil que tem diversas respostas. Principalmente quando percebemos que o planejamento tributário deve ser sempre alinhado com as necessidades específicas de cada empreendimento. Sem isso, não é possível traçar um planejamento tributário que seja realmente útil e que atenda às necessidades dos gestores ou da agência publicitária.

 

O trabalho deve ser feito sempre sob medida, atentando-se às minúcias do recorte de mercado que a agência de publicidade atua e assim por diante.

 

Que tal nos chamar para uma conversa?

 

Aqui na Diferencial Contábil, oferecemos soluções para os mais diversos setores empresariais, com foco nas Agências de Publicidade. Que tal conversar conosco e entender melhor como nossa equipe pode te ajudar?

 

É somente assim que você poderá fazer com que sua Agência de Publicidade conte com um diferencial estratégico: a total concordância com a lei tributária e ainda a maior economia possível dentro dos ditames legais.

 

Contamos com uma série de especialistas que se mostram, desde já, totalmente disponíveis para receber seu chamado e procurar a melhor abordagem possível para sanar suas dores.