Por que sua empresa precisa de um planejamento tributário?

Por que sua empresa precisa de um planejamento tributário?
26 de março de 2021

O planejamento tributário de empresas é muito mais importante do que costuma ser visto como. É através dele que se pode ter uma estratégia bem fundamentada para reduzir a carga fiscal imposta ao empreendimento, e que também, se possa fazer a escolha da melhor tributação para o modelo de negócio.

 

Antes de nos aprofundarmos nos motivos que coroam o Planejamento Tributário enquanto uma essencialidade para qualquer empreendimento, vamos comentar mais a respeito do que é o Planejamento Tributário em si, para que você consiga ter uma imagem mais palpável a respeito dessa ferramenta. Confira o que preparamos para você:

 

O que é Planejamento Tributário?

 

O planejamento tributário, de uma maneira geral, é a gestão dos pagamentos de tributos de uma empresa. Fazer o planejamento tributário é prestar atenção nos pormenores desses pagamentos, estudando maneiras (sob o manto da lei), de reduzir a carga tributária.

 

Não estamos falando aqui de sonegação de impostos, mas sim de estudar os modelos que são oferecidos pelo Estado, a fim de encontrar o cenário que é capaz de lhe fazer cumprir todas as exigências legais e economizar ao máximo no pagamento de tributos.

 

O planejamento estratégico de tributos acontece quando o gestor de uma empresa se associa a um especialista em contabilidade, com o objetivo de enquadrar o empreendimento de uma maneira mais conveniente e benéfica, a depender do ramo de atividade, porte, modelo de contratação, capital e assim por diante.

 

Quais os benefícios associados ao Planejamento Tributário?

 

Existem diversos benefícios associados ao planejamento tributário, mas certamente, o que mais se destaca, é poder aproveitar os incentivos fiscais do regime perfeito para seu empreendimento.

 

Além disso, existem outros benefícios, como:

 

Organização da lista de pagamentos e garantia do pagamento sempre em dia, sem juros;

 

Possibilidade de postergar impostos de maneira organizada, sem incidência de multas;

 

Redução de custos por atrasos de recolhimento de impostos;

 

Evitar autuações por deixar de pagar tributos obrigatórios ao Fisco;

 

Precificação acertada, analisando o impacto dos impostos sobre os preços;

 

Aproveitamento de políticas de incentivo, reduzindo alíquotas;

 

Possibilidade de reduzir valores recolhidos;

 

Analisar e dominar bem o impacto dos tributos na lucratividade do negócio.

 

Como deu para notar, entender bem dos tributos pagos pelo seu empreendimento através do planejamento tributário, também vem associado com a descoberta de informações que podem lhe fazer ter uma melhor gestão geral de seu empreendimento.

 

Conte com uma assessoria especializada

 

Contar com especialistas em tributos é a chave para conseguir agir do jeito certo perante essas obrigações legais que se estendem diante de todo e qualquer empreendimento. Se você não conta com especialistas ou profissionais dotados de experiências ou com os conhecimentos necessários para surfar na maré do Direito Tributário, poderá fazer sua empresa afundar.

 

Fale conosco agora mesmo e entenda melhor como podemos te ajudar a lidar melhor com seus tributos. Ficaremos felizes em conseguir te ajudar a traçar o melhor planejamento tributário possível para o seu negócio.

 

Um grande abraço e nos falamos em breve. Até mais!