O que é elisão fiscal e como isso pode ajudar o seu showroom de moda

O que é elisão fiscal e como isso pode ajudar o seu showroom de moda
21 de julho de 2021

O mercado da moda é um dos mais concorridos do mundo, e sem sombra de dúvidas, contar com um diferencial financeiro pode ser o que separa uma marca do sucesso e do fracasso, ainda mais quando estamos diante de um showroom de moda.

 

É nesse cenário que a Elisão Fiscal entra enquanto uma opção para reduzir tributos a serem pagos pelas empresas, principalmente num cenário tão concorrido como o de showroom de moda.

 

Mas, o que é Elisão Fiscal?

 

A Elisão Fiscal é uma forma de reduzir a carga tributária de uma empresa por meio da omissão do fator que gera o tributo. Em resumo, o Direito Tributário impõe e estabelece seus valores sobre um “fato gerador”. Uma vez que esse fato ocorre, como por exemplo o transporte interestadual ou internacional de produtos, o tributo é devido ao Fisco.

 

No cenário do Showroom de Moda, é possível fazer um planejamento de tributos e de atuação que manobra a própria lei, fazendo com que dados fatos geradores não venham a ocorrer e as vendas ocorram de forma normal.

 

A elisão fiscal não pode, jamais, ser confundida com sonegação, uma vez que a Elisão é baseada na a própria legislação, apenas se valendo de lacunas e manobras que ajudam as empresas a economizarem preciosas quantias.

 

Quando pode ocorrer a elisão fiscal em Showroom de Moda e quais suas vantagens?

 

A Elisão ocorre tomando por base algumas ações previstas em lei. Aqui é possível planejar atitudes que criam reduções na base de cálculo de tributos, diminuição na incidência de dados fatos geradores de tributos, assim como, o postergar do pagamento tributário sem incidência de multas.

 

Todos esses passos, lembrando, sem ser coberto por benefícios de isenção fiscal e leis de incentivo. Um exemplo de Elisão Fiscal é o adiamento do faturamento que ocorre no final do mês, ganhando 30 dias a mais para o pagamento de impostos como PIS, COFINS e ICMS.

 

As principais vantagens da Elisão Fiscal em Showroom de Moda:

 

Mais tempo para pagar impostos incidentes na venda de produtos;

 

Redução dos gastos nas operações;

 

Recolhimento de tributos reduzido sem quebrar a lei;

 

Aproveitar alíquotas menores;

 

Ter mais capital em caixa para investimentos que gerem lucros à marca.

 

Vale sempre pontuar que a Elisão Fiscal não é ilegal e está coberta pelo manto da lei tributária. Para melhor fazer uso dessa manobra, é importante contar com uma assessoria tributária, que poderá inclusive guiar o empreendimento ao regime de tributação ideal ao funcionamento da marca.

 

Diferencial Soluções Empresariais ao seu lado

 

Se você procura uma empresa que possa te ajudar com as questões de seu Showroom de Moda, dando conselhos acerca do funcionamento de manobras tais quais a elisão fiscal, ou mesmo ajudando em momentos decisivos como a escolha do seu regime tributário, pode contar com a Diferencial Soluções.

 

Nossos especialistas estão, desde já, esperando o seu contato para que possamos conversar e entender melhor suas necessidades.