A importância do planejamento tributário para seu negócio

A importância do planejamento tributário para seu negócio
15 de março de 2021

O planejamento tributário de um empreendimento pode até parecer algo associado apenas a grandes negócios, mas essa é uma concepção errônea. Empresas de todos os tamanhos podem (e vão) se beneficiar ao aplicar os princípios do planejamento fiscal em seus cronogramas.

 

No decorrer desse artigo, nós aqui da Diferencial Contabilidade traremos para você alguns detalhes acerca do planejamento tributário e como ele pode beneficiar seu negócio.

 

O planejamento tributário e seus benefícios incontestáveis

 

O Planejamento Tributário funciona de uma maneira bem simples: ele procura manter uma observância ativa do que acontece no entorno fiscal do empreendimento, ajudando a planejar o futuro, entender as formas existentes de tributação que envolvem ou podem envolver a empresa e assim por diante.

 

Como consequência dessa identificação e dessa melhor compreensão do entorno do empreendimento, é possível diminuir as despesas que a empresa lida com, assim como, gozar de privilégios como:

 

Redução de Impostos: O primeiro e mais procurado benefício é a redução de impostos, uma vez que um bom planejamento tributário inclui a pesquisa do regime tributário mais condizente com a atuação e a movimentação de verbas da empresa. Certamente esse é um dos primeiros e mais interessantes benefícios associados ao planejamento tributário;

 

Constante conformidade com a lei: Ao possuir um bom planejamento tributário e uma maior compreensão dos valores e formas de pagamento, é possível estar sempre em concordância com as normas, pagando os valores corretos (nunca a maior ou a menor), assim como, obedecendo sempre as flutuações e novidades que possam surgir no cenário fiscal;

 

Prevenção de multas: Um dos principais benefícios de aplicar um bom planejamento tributário é o poder de prevenir a ocorrência de multas. O motivo disso é que a gestão do empreendimento estará sempre alguns passos à frente da ocorrência de pagamentos, possibilitando organização interna;

 

Diminuição na burocracia: Uma vez que se entenda como a legislação tributária é aplicável à realidade de seu empreendimento, é possível lidar com ela de uma forma mais fluida e plena, sem tanta burocracia e sem tantos problemas ou revisões.

 

Para iniciar o planejamento tributário, é necessário começar a entender as obrigações fiscais do dia a dia, suas respectivas datas de pagamento, e entender os ciclos trimestrais e semestrais.

 

O planejamento passa a ser, então, algo a ser mantido ciclicamente. Para que ele seja bem sucedido, é interessante conhecer a legislação, além de fazer revisões constantes no que acontece no cenário nacional.

 

Planejamento tributário com quem entende

 

Se você procura ter o melhor rendimento possível em seu empreendimento, assim como um maior controle de suas finanças, entre em contato conosco aqui na Diferencial Contabilidade.

 

Certamente poderemos lhe ajudar a ter uma maior e melhor compreensão de seu cenário tributário, ajustando sua realidade ao que é necessário na manutenção de uma boa relação com o Fisco.

 

Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda melhor como podemos lhe ajudar. Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais.