A importância da formação de preços para a empresa

A importância da formação de preços para a empresa
29 de outubro de 2021

Como funciona o processo para formação de preços na sua empresa? Você possui uma estratégia bem definida para gerenciar a política de preços do seu negócio?

 

Uma estratégia assertiva para precificação é essencial para toda e qualquer empresa que almeja chegar ao sucesso, independente do seu porte ou ramo de atividade.

 

No entanto, apesar da sua importância, muitas empresas não contam com uma estratégia ou modelo de precificação bem definido.

 

Pensando nisso, vamos apresentar nesse conteúdo, algumas estratégias para formação de preços e a sua importância, vale a pena conferir!

 

Principais métodos para formação de preços

 

Separamos três métodos para precificação que você pode utilizar na sua empresa, são eles:

 

  • Margem de contribuição
  • Markup
  • Média da concorrência

 

1.Margem de contribuição

 

A Margem de Contribuição é uma das técnicas mais recomendadas para precificação de produtos.

 

Basicamente, ela é calculada através da seguinte fórmula:

 

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis

 

Para que fique mais claro, vamos a um exemplo:

 

A empresa ABC possui um produto que possui custo de R$ 60,00 e deseja obter uma margem de contribuição de R$ 40,00 com esse produto, veja como ficaria o cálculo para definir o preço do produto.

 

40 = Valor de venda – 60

 

Valor de venda = R$ 100,00

 

2.Markup

 

O Markup é um método de precificação baseado nos custos envolvidos em cada produto, incluindo despesas fixas, variáveis e o lucro desejado.

 

A fórmula utilizada neste caso, é a seguinte: Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]

 

Veja um exemplo:

 

A empresa ABC deseja precificar um produto pelo método do Markup, levando em consideração 15% em despesas variáveis (DV), 20% em despesas fixas (DF) e uma margem de lucro de 20% (LP), confira o cálculo:

 

  • Markup = 100 / [100 – (15 + 20 + 25)]
  • Markup = 100 / [100 – 60]
  • Markup = 100 / 40
  • Markup = 2,5

 

Após encontrar o índice de Markup, basta aplicar ao valor do produto. Um produto de R$ 100,00 com Markup de 2,5 seria vendido a R$ 250,00.

 

3.Média da concorrência

 

Neste método de precificação, leva-se em consideração o preço médio praticado pelos concorrentes.

 

Essa estratégia leva em consideração que para gerar vendas a empresa precisa trabalhar com preços dentro da Média da Concorrência.

 

Apesar de ser muito utilizado, esse é um dos métodos de precificação de maior risco, pois não leva em consideração os custos da empresa, mas apenas a precificação proposta pela concorrência.

 

Importância da formação de preços

 

Uma estratégia de precificação é fundamental para que a sua empresa alcance bons resultados, confira suas principais vantagens:

 

  • Garantia de que os preços de venda cobrem os custos da empresa;
  • Decidir se a empresa deve continuar ou não a vender determinada mercadoria;
  • Encontrar a margem de lucro real de cada produto;
  • Garantir a lucratividade da empresa;
  • Aumentar o poder de competitividade frente à concorrência.

 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog da Diferencial Soluções Empresariais e potencialize os resultados do seu negócio.